domingo, 28 de fevereiro de 2016

Como Escrever Artigos Para Revistas e Blogs



Você está pronto para escrever artigos para revistas e Blogs?

Sim, você pode e deve escrever para revistas e blogs, da mesma forma que deve escrever um livro para servir de pilar para a sua carreira.

Por quê?

Quando você escreve um livro voltado para a área em que atua, sem dúvida alguma você lança a base para construir um dos grandes pilares que irão sustentar o seu sucesso. Mas tão importantes são também os artigos que você escreve e publica em revistas e Blogs.

Além da divulgação óbvia do seu trabalho, os artigos ainda ajudam a consagrá-lo como especialista naquilo que você faz. Você não só estabelece a sua autoridade no que faz, como também ganha ainda mais credibilidade.

Mas é claro que o seu artigo tem que ser bem escrito, ou ele poderá trabalhar até mesmo contra você e frustrar seus planos de divulgação da sua atuação profissional.

Agora leia o exemplo deste trecho abaixo, em itálico, com bastante atenção:

No momento em que publica um artigo em uma revista, ou em um Blog, você que é palestrante, consultor, profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua, fornece elementos para as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua maneira de pensar.

Não importa em que cidade, estado ou país você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os lugares onde seu artigo chegar e possivelmente a lugares que nunca você iria planejar ou imaginar. Porque cada leitor irá conhecer o seu trabalho e falar de sua ideia – e o melhor: estima-se que cada exemplar de uma revista que é distribuído seja lido pelo menos por três pessoas e comentado por outras três.

Você já imaginou esse efeito na divulgação do seu trabalho? É como uma bola de neve, com seu nome sendo projetado pelo que você compartilhou com o leitor no artigo e sendo comentado por todos aqueles para quem ele teve significado e relevância.

O segredo é: “Você deve capturar a atenção do leitor logo no início do artigo e despertar nele a vontade de continuar lendo”.

Para isso você precisa criar um gancho forte com o título do artigo e depois já dizer ao leitor qual será o conteúdo que ele irá encontrar no seu artigo.

O seu artigo precisa responder de imediato a questões básicas como: Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?

Foi exatamente assim que eu comecei a escrever este artigo. Repare no trecho acima, em itálico. Vamos separá-lo por partes, de acordo com essa orientação:

Quando? No momento em que publica um artigo em uma revista.

Quem? Você que é palestrante, consultor, profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua.

O quê? Fornece elementos para as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua maneira de pensar.

Onde? Não importa em que cidade, estado ou país você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os lugares onde a revista chegar e possivelmente a lugares que nunca você iria planejar ou imaginar.

Por quê? Porque cada leitor irá conhecer o seu trabalho e falar de sua ideia – e o melhor: estima-se que cada exemplar de revista distribuído seja lido pelo menos por três pessoas e comentado por outras três.

Como? Você já imaginou esse efeito na divulgação do seu trabalho? É como uma bola de neve, com seu nome sendo projetado pelo que você compartilhou com o leitor do artigo e sendo comentado por todos aqueles para quem ele teve significado e relevância.

No restante do artigo, você vai precisar elaborar, desenvolver, aprofundar esses elementos, com muito mais detalhe. Ou seja, vai precisar mostrar para o leitor o quanto você realmente conhece do assunto.


Então, proponho a você um exercício:

1-Escreva um artigo para revista, dentro da sua área de atuação, com no máximo 1500 caracteres.

2-Use obrigatoriamente a estrutura do “Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?”.

3-Antes de publicar o seu artigo, peça para duas ou três pessoas lerem e lhe darem um feedback sobre seu artigo. Depois faça as correções necessárias. 


Pense sobre isto: um bom artigo, bem escrito e cheio de conteúdo, publicado por uma revista ou um Blog relevante, vai ajudar muito no sucesso da sua carreira profissional.


Um abraço e muita Paz,

Gilberto Cabeggi
Assessoria em Escrita Criativa, Persuasiva e Inspiradora
Assessor de Escritores – Ghost Writer
Coach Editorial e de Palestrantes
Escritor na Área de Desenvolvimento Humano e Espiritualidade

Ajudando você a transformar ideias em livros de sucesso

LIVROS: http://bit.ly/cabeggi01
SITE: www.cabeggi.com
PAGE: https://www.facebook.com/GilbertoCabeggi
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/gilberto-cabeggi-2203b295?trk=hp-identity-photo
MAIS ARTIGOS: http://www.cabeggi.com/#!dicas-e-artigos/c1x8b

Nenhum comentário:

Postar um comentário